Metaverso: Inteligência Artificial

Metaverso é a terminologia utilizada para indicar um tipo de mundo virtual que tenta replicar a realidade através de dispositivos digitais. É um espaço coletivo e virtual compartilhado, constituído pela soma de “realidade virtual”,” realidade aumentada” e “internet”.

Embora pareça que o Metaverso é uma novidade, o termo foi utilizado pela primeira vez há 30 anos atrás, em 1992, em um romance de ficção científica de Neal Stephenson. Denominado Snow Crash, no livro, o protagonista realiza viagens por um mundo virtual.

Mais recentemente, o termo ganhou popularidade depois que Mark Zuckerberg, criador do Facebook, anunciou o desenvolvimento de seu próprio Metaverso. Essa estratégia inclusive incentivou a mudança do nome da companhia para Meta.

Edward Catronova, estudioso de mundos virtuais, explica que o Metaverso possui três característica essenciais:

– Interatividade: é necessário que as pessoas possam se relacionar dentro desse universo paralelo.

– Incorporeidade: é a capacidade de superar as barreiras físicas e agir por meio de um avatar.

– Persistência: esse espaço é um ponto de encontro e consolidação de diferentes tecnologias.

De acordo com estudos realizados pela Bloomberg Intelligence, até 2024, a oportunidade de negócios oferecida pelo Metaverso se aproximara do valor de US $800 bilhões. Essa grande plataforma virtual abre oportunidades para empresas e criadores de jogos online, empresas de tecnologia e para empresas de entretenimento online, que também querem se destacar nas redes sociais e expandirem seus canais de receita. Os dados divulgados pela Bloomberg revelam ainda o enorme potencial de mercado do Metaverso, que sozinho, pode chegar a 2,7 vezes o de jogos, serviços e receita de publicidade.

Em uma entrevista realizada pelo CNN Brasil Business com empresas do segmento de realidade virtual, os executivos revelam que a tendência no mercado inicialmente é de crescimento e investimento em otimização de tecnologias que vão possibilitar ao Metaverso proporcionar maior semelhança com a realidade, abrindo novas oportunidades de mercado.

Como as empresas podem investir no Metaverso?

Para explorar o Metaverso como um novo canal de receita, inúmeras empresas já estão desenvolvendo ações e projetos que as possibilitem ingressar nesse mercado. A Microsoft, por exemplo, uma das gigantes de tecnologia no mercado, está investindo em tecnologia para ambientes virtuais corporativos, desenvolvendo avatares 3D para serem utilizados por colaboradores no Teams.

Empresas do mercado de luxo, como a Gucci, por meio de parcerias, buscaram aproveitar o ambiente de realidade virtual para possibilitar que os usuários comprem roupas de forma virtual e vistam seus avatares e também, já estão tentando utilizar a realidade aumentada para que usuários possam experimentar roupas.

No mercado de calçados os investimentos também não estão sendo regrados, a Nike está estudando as possibilidades de que seus varejistas realizem vendas dos tênis da marca de forma virtual, permitindo com que as pessoas calcem seus avatares e interajam em esportes interativos. A Adidas, grande concorrente da Nike, investiu em uma coleção de NFT’s para acesso exclusivo ao Metaverso da empresa, que também permite com que as pessoas que realizaram a compra tenham acesso a produtos físicos diferenciados e exclusivos.

A corporação multinacional fabricante de aviões, Boeing, anunciou recentemente um projeto de desenvolvimento de um avião no Metaverso, unindo design aos serviços aéreos para oferecer uma experiência única digital aos usuários.

Empresas do segmento de jogos que a alguns anos já vem desenvolvendo produtos e serviços voltados para o ambiente online, tem expandido sua atuação. A Epic Games, por exemplo, inovou oferecendo experiência para os usuários assistirem shows e participarem de eventos virtuais de grandes nomes da música.

Dentre outras iniciativas, as empresas estão elaborando muitas estratégias que envolvem a utilização de NFTs, que consistem em ativos comercializados de forma digital que representam objetos físicos – roupas, obras de arte, itens para jogos e entre outros, para atuar nesse novo ambiente digital.

Fonte: (clube do português /wikpédia).